Apoie este movimento

19/10/2011

TRISTE REALIDADE

Como já suspeitávamos, as bombonas que são utilizadas como lixeiras no Parque Estadual do Rio Doce são mais que inadequadas: podem ser nocivas.

Estivemos hoje no PERD dia 19 de outubro de 2011 (e estaremos sempre), para fazer uma visitação e ao observar de perto as lixeiras espalhadas por todo o parque deparamos com o que mais temíamos: são vasilhames de material classificado como “corrosivo”, indicado nos rótulos. Veja as fotos a seguir.










Será que este vasilhame foi limpo por dentro? Dificilmente, pois sequer o rotulo foi removido.
Ora, o que quer que se guardou ali dentro certamente pode contaminar o local, com o risco também de contaminar os animais que reviram as lixeiras em busca de alimentos, uma vez que as lixeiras são abertas e com certeza pode ocorrer o arraste de produto químico para o meio ambiente.


Como não conseguimos falar com a gerência do parque, conversamos com os guardas camping presentes e com o encarregado da portaria sobre o problema. Pelo menos apresentavam o peito cheio de medalhas indicando muito orgulho do que fazem.
Pode ser que não haja perigo nenhum. Pode ser até excesso de zelo de nossa parte. Mas esta não é a imagem que queremos difundir de parque. No mínimo ela revela uma contradição: será que os guardiões de nossas áreas de conservação estão preocupados realmente com o meio ambiente? Poxa, nem removeram os rótulos para disfarçar.
Agora estamos pedindo encarecidamente aos administradores do parque que removam imediatamente estas lixeiras, antes que alguém divulgue isto para a grande imprensa ou para a televisão evitando não só prejudicar a imagem do PERD como também para praticar de verdade ações de preservação. Não se preserva contaminando o solo. Não se preserva contaminando o meio ambiente.
Perguntamos: resíduo corrosivo ajuda ou atrapalha a preservação dos animais em risco de extinção que têm no parque o seu refúgio?
Pelo amor que temos ao parque, ficamos profundamente entristecidos com esta realidade.
Sugerimos, até que se encontre outra fórmula de resolver o problema, o uso da solução criativa da RKG Ambiental: lixeiras revestidas de madeira tratada, com tampas pesadas, que dificilmente são abertas ou derrubadas pelos animais.

É simples. Basta seguir o exemplo da RKG.

Nonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário